Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

terça-feira, 10 de março de 2009

A borboleta....

Qual é a verdadeira essência da ajuda?
Se perguntarmos a maioria das pessoas responderá que ajuda por que o outro precisa, pois acreditam verdadeiramente nisso....no entanto se elas próprias colocarem consciência no seu acto, perceberão que muitas vezes tendem a ajudar baseadas na reacção do outro, ou seja de quanto o outro irá agradecer, mas principalmente no sentimento que elas próprias experimentam quando a sua ajuda é reconhecida.
Então e o que acontece quando essa pessoa não é reconhecida? Experimenta a decepção, e muitas vezes nem percebe que a ajuda que deu não era o que a outra pessoa precisava, simplesmente porque a capacidade de resolver problemas não é exterior a nenhum individuo, só o próprio poderá superar os obstáculos que se colocam no seu caminho.
"Certo dia uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou-se e observou a borboleta durante várias horas, vendo como ela se esforçava para fazer com que o seu pequeno corpo passasse através daquela fenda. Num determinado momento pareceu que ela tinha parado de fazer qualquer progresso. Parecia que tinha ido o mais longe que podia e não conseguia fazer mais nada para sair do casulo.
Então, o homem decidiu ajudar a borboleta; pegou numa tesoura e cortou o que restava do casulo. A borboleta saiu facilmente, mas o seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abririam e esticariam para serem capazes de voar, de suportar o corpo. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, na sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura, era o modo com que Deus fazia que o fluído do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estivesse pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos na nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não seríamos tão fortes como poderíamos ter sido e nunca poderíamos voar."

2 comentários:

Branca de Neve disse...

O mal é que aqueles que nos tentam ajudar não o fazem de acordo com a nossa energia, mas com a deles, que simplesmente é diferente. Depois acontece como a borboleta, não conseguimos voar. Por isso tem que haver um tempo certo para crescer e desenvolver... Às vezes bater com a cabeça na parede, tantas vezes quantas as necessárias...
Abraço

Sombra de Saturno disse...

Tendo em conta que não existem verdades absolutas, também não existem conselhos adequados. Apenas pontos de vista trocados e nada mais. Enquanto tentamos ajudar o outro, muitas vezes estamos a fugir aos nossos próprios problemas. E enquanto o outro se deixar ajudar, vai perdendo capacidade de ouvir a sua própria intuição. Acho que o máximo que podemos fazer para aliviar o outro dos seus problemas é dar-lhe amor, companhia e ajudá-lo a suportar o seu sentimento de impotência, sempre que surja essa oportunidade.

Muito boa parábola, amiga!Beijinhos**