Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

quinta-feira, 26 de março de 2009

Certezas e Dúvidas

Entre as dúvidas e as certezas, vou começar pelas certezas porque as dúvidas são muitas.
.
Na nossa vida procuramos sempre as certezas, e quando inicialmente despertamos espiritualmente, pensamos que é ali que as vamos encontrar. A dificuldade do inicio é exactamente essa, encontrarmos poucas certezas. Na espiritualidade encontramos uma nova maneira de olhar para a vida, como diz o "pensamento do dia", um "...olhar sem medo para as muitas respostas a uma mesma pergunta".
E é aqui que começam as dúvidas...e talvez algumas sejam substituidas por outras. Mas aos poucos vamos percebendo e aceitando que estas serão constantes ao longo do nosso caminho.
.
Teremos dúvidas se seremos capazes de o percorrer...teremos dúvidas se estamos a perceber bem os sinais da vida....teremos dúvidas no nosso relacionamento com os outros....teremos dúvidas se escolhemos o caminho certo, quando a vida nos obrigou a decidir...teremos dúvidas se estaremos a percorre-lo da maneira certa....teremos dúvidas...dúvidas e mais dúvidas...
Não se esqueçam também, que tudo está dependente do nosso livre arbitrio, e uma certeza hoje poderá ser uma dúvida amanhã, dependendo das escolhas a cada instante, o que não ajuda muito.
.
A nossa certeza está dependente da nossa essência, do que bem lá no fundo queremos, sem medos, sem culpa, raiva ou ressentimento, ou mesmo sem a dependência do outro.
A certeza não está no que os outros dizem ou fazem, ou acham que deviamos fazer...pois um mesmo problema poderá ter diferentes soluções igualmente certas, que dependem apenas do EU que o resolve...
.
Talvez estejam a perguntar agora...apesar disto tudo onde estão as nossas verdades?! Eu poderei apenas dizer que quando tenho dúvidas olho para dentro, onde estão todas as respostas...e olho para cima, onde tento entregar as dúvidas, porque sei que só eles me podem ajudar a encontrar dentro de mim as respostas.
.
E a única certeza que tenho, é que este é o caminho!
"Buda estava reunido com seus discípulos certa manhã, quando um homem se aproximou:
- Existe Deus? - perguntou.
- Existe - respondeu Buda.
Depois do almoço, aproximou-se outro homem.
- Existe Deus? - quis saber.
- Não, não existe - disse Buda. No final da tarde, um terceiro homem fez a mesma pergunta:
- Existe Deus?
- Você terá que descobrir - respondeu Buda. Assim que o homem foi embora, um discípulo comentou, revoltado: - Mestre, que absurdo! Como o Senhor dá respostas diferentes para a mesma pergunta? - Porque são pessoas diferentes, e cada um chegará à resposta pelo seu próprio caminho. O primeiro acreditará na minha palavra. O segundo fará tudo para provar que estou errado. E o terceiro só acredita naquilo que é capaz de provar por si mesmo."

1 comentário:

Essencialma disse...

Pensamento deste dia:

"São as dúvidas que nos fazem crescer, porque nos obrigam a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta."

(Paulo Coelho)