Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A valorização

Certo dia um jovem foi visitar um professor zen, com um problema que não conseguia resolver:
–“Venho aqui, professor, porque não tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?”
O professor, sem olhá-lo, disse:– “Sinto muito meu jovem, mas não posso te ajudar. Devo primeiro resolver o meu próprio problema. Talvez depois.” E fazendo uma pausa, falou:– “Se me ajudasse, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois,talvez, possa te ajudar.”
– “C…claro, professor”, gaguejou o jovem, que se sentiu outra vez desvalorizado. Então, o professor tirou um anel que usava no dedo, deu ao garoto e disse:– “Vá até o mercado. Venda esse anel porque tenho que pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro.”O jovem pegou o anel e partiu.
.
Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Quando o jovem mencionava a venda do anel por uma moeda de ouro, alguns riam, outros saíam sem olhar para ele. Só um velhinho foi amável e explicou que uma moeda de ouro era muito valiosa para se comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma chávena de cobre, mas o jovem não aceitava menos que uma moeda de ouro. Depois de oferecer a jóia a todos os que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, retornou.
.
– “Professor, é impossível conseguir o que me pediu.Talvez pudesse obter 2 ou 3 moedas de prata, mas não se pode enganar ninguém sobre o valor do anel.”– “Importante o que disse, meu jovem”, contestou sorridente o mestre.“Devemos saber primeiro o valor do anel.Vá até ao joalheiro. Diga que quer vendê-lo e pergunte quanto ele te dá por ele. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda. Volte aqui com o meu anel.”
.
O jovem foi ao joalheiro e deu-lhe o anel para examinar. O joalheiro observou-o com uma lupa e disse: 26 “Diga ao seu professor que, se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.” O jovem, surpreso, exclamou:– “58 MOEDAS DE OURO!!!”– “Sim”, replicou o joalheiro, “eu sei que poderia oferecer 70 moedas , mas se a venda é urgente…”O jovem correu emocionado para contar ao professor.
.
– “Sente-se”, falou o professor depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou. E disse:– “Você é como esse anel, uma jóia valiosa e única, que só pode ser avaliada por um expert. Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor?” Dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo:– “Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos. Mas andamos pelos mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.”
.
De todas as histórias que já coloquei aqui, esta é uma das minhas favoritas, o seu significado é especial e acho que muito gente se vai identificar com ela! Dedicada principalmente a todos os meus amigos, mas também aos demais visitantes, espero que gostem.
Bom Carnaval a Todos.

1 comentário:

Sombra de Saturno disse...

Está, excelente!! Faz-nos realmente pensar na quantidade de anos que muitos de nós levamos a perceber, que em vez estarmos a tentar sermos nós próprios, estávamos mais preocupados a tentar ser aceites e valorizados. No fundo uma perda de tempo, já que a pessoa que mais pode reconhecer o nosso valor somos nós mesmos.