Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicinal em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos da sua história.
A MTC fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrandente, de natureza filosófica.
Ela inclui entre os seus principios o estuddo da relação de Yin / Yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação de energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, a MTC procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
São sete os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:
1. Tui Na
2. Acupunctura (Micro Sistema - Auriculopunctura)
3. Moxibustão
4. Ventosoterapia
5. Fitoterapia Chinesa
6. Terapia Alimentar Chinesa
7. Práticas Fisicas: exercícios integrados a prática de meditação relacionadas à respiração e à circulação da energia, como o Chi Kung (Qui Gong), o Tai Chi Chuan (Tai ji quan) e outras artes marciais chinesas internas que podem contribuir para o reequilibrio do organismo. Estas práticas são consideradas simultaneamente métodos para a manutenção da saúde e formas de intervenção para recuperá-la.
Em MTC o diagnóstico é feito através da(s):
1. Tomada do pulso da artéria radial do paciente em seis posições distintas para avaliar o fluxo de energia em cada meridiano. 2. Observação da face do paciente. 3. Observação da aparência dos olhos do paciente. 3. Observação da aparência da língua do paciente. 4. Observação superficial da orelha. 5. Observação do som da voz do paciente. 6. Palpação do corpo do paciente, especialmente do abdómen. 7. Comparações da temperatura em diferentes partes do corpo do paciente. 8. Observação da veia do dedo indicador em crianças pequenas. 9. Tudo mais que possa ser observado sem instrumentos e sem ferir o paciente, como uma conversa levantando seu histórico de saúde e suas queixas atuais.
Na China atual, cada vez mais o diagnóstico pela MTC interage com métodos de diagnóstico ocidentais, direcionando-se gradualmente para uma total integração entre os dois sistemas. Frequentemente os praticantes combinam os dois sistemas para avaliar o que acontece com seu paciente.
Retirado da Wikipédia
Para quem estiver interessado nesta área podem consultar IPN e pedir mais informações

Sem comentários: