Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A essência do café

Uma filha queixou-se ao pai sobre a sua vida, e como as coisas estavam dificeis para ela. Ela não sabia o que fazer mais e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater, sem nenhum resultado. Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro aparecia.
O seu Pai, um “chef” de cozinha, levou-a ao seu local de trabalho. Ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em lume alto. Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e na última colocou pó de café. Deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra, só olhava e sorria para a sua filha enquanto esperava. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria a fazer.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou a boca do fogão. Retirou os ovos e colocou-os num recipiente, agarrou as cenouras e colocou-as num prato e finalmente retirou o café com uma concha e colocou-o numa tijelinha. Virando-se para a filha, perguntou: Querida, o quê vês? “Ovos, cenouras e café” - Foi a sua resposta.
Ele trouxe-a para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse no ovo e o partisse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
Surpreendida e intrigada a filha perguntou: O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade: Água a ferver, só que cada um tinha reagido de maneira diferente.
A cenoura entrara na água, forte, firme e inflexivel, mas depois de ter sido submetida à água a ferver, ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos tinham entrado na água, frágeis...a sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido fervidos na água, o seu interior tornou-se mais endurecido.
O pó de café, contudo, era incomparável, depois de ter sido colocado na água a ferver, ele tinha mudado a água.
E então perguntou: Qual dos três elementos és tu? Quando a adversidade aparece, o que respondes? És do tipo cenoura, ovo ou pó de café?
És como a cenoura que pareces forte, mas com a dor e a adversidade murchas e tornas-te frágil e perdes a tua força?
Será que és como um ovo, que começa com o coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de alguma morte, uma separação, uma doença ou uma demissão, torna-se mais difícil, duro e inflexivel?
Ou será que és como o pó de café? O Café muda a água a ferver, o elemento que lhe causa a dor, quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura, ele consegue o máximo de seu sabor e aroma.
Que Deus te faça como o pó de café, que quando as coisas ficam más, tu possa reagir de forma positiva, te tornando melhor sem te deixares vencer pelas circunstâncias, e fazendo com que as coisas em torno de ti também se tornem melhores!

2 comentários:

Branca de Neve disse...

Maravilhosa história de vida... Não conhecia...
Abraço

Sombra de Saturno disse...

Muito boa analogia! Toca cá no fundo da alma, saber que é tudo tão simples... Saber misturar-se com a vida. Beijinhos