Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sementes de Linhaça

Na semente de linhaça estão presentes proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), assim considerada um alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
.
COMPONENTES E BENEFICIOS
*Prevenção de doenças cardiovasculares, previne e melhora os sintomas de depressão, auxilia para melhor funcionamento do cérebro (atenção e memória), ajuda na redução do colesterol ruim, na diabetes, osteoporose, redução de peso, possui propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro de mama e cólon, é óptimo para um bom aspecto da pele.
.
*Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa do organismo e redução do ritmo de envelhecimento celular.
.
*Benefícios Omega 6 : reduz os sintomas do climatério e evita doenças relacionadas.
.
*Óptimo anti-inflamatório natural: diminuição dos sintomas para quem sofrem de eczema atópico, dermatite, neuropatía diabética, dor no peito, símdrome pré-menstrual, artrite reumatóide, pressão arterial elevada, e inflamações gerais.
.
*Contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
.
QUAL A MELHOR FORMA DE INGERIR?
Basta 1 colher de sopa da farinha de linhaça diariamente. O efeito benéfico é progressivo então deve ser um hábito na sua alimentação. A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Você pode comprá-la já triturada (farinha de linhaça) ou bater as sementes no liquidificador. Depois, guarde-a no frigorifico, e deixe longe da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
.
A linhaça pode ser utilizada em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.
.
Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico - 43 Kcal
Carboidratos - 1 g
Proteínas - 2 g
Gorduras totais - 3 g
Gorduras Saturadas - 0 g Gorduras Trans - 0 g
Fibra alimentar - 3 g
Ômega-3 - 58% Ômega-6 - 16 %
Sódio - 7,8 mg
.
Retirado de Perdendo Peso

Sem comentários: