Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mapa Natal...

Uma amiga disse-me uma coisa que ficou ás voltas na minha cabeça, que as posições que tenho no meu mapa natal, me deviam dar uma atitude mais apaixonada...
Isto quando conversávamos sobre esta minha tendência ao controle, à demarcação de território, ao desconforto quando fico fora dele...
Tenho uma outra amiga, astróloga que conhece o meu mapa melhor que ninguém, e varias vezes me diz, tu vives tudo tanto, as tuas emoções são tão intensas, que tens medo de as expressar, tens medo de quando elas venham para o exterior, como vão ser recebidas, tamanho é o viver intensamente, e tão profundo.

A verdade é que esta confrontação com o não ser apaixonada, me marcou. Principalmente porque realmente é o oposto de tudo o que sou. É impressionante como tanta coisa do que fazemos na vida, todas as máscaras e defesas que ganhamos, nos colocam a anos luz, daquilo que realmente somos.
A verdade, é que sempre fui, e continuo a ser apaixonada, mas precisei de me defender, assim achei. Precisei de ficar segura, não demonstrando nem o que sentia de bom, nem o tamanho do que sentia de mau, exactamente porque é tudo tanto, é tudo tão intenso, que para além do consumo de energia que me leva, fazia com que fosse alvo ou de criticas, ou de um refrear de entusiasmo.
E assim foi acabando, ou melhor, sendo calcado o nível de entusiasmo, e passei a um estado mais anestesiado.

Agora, que tudo tem tendência a ser recuperado, que o caminho vai em direcção do resgate da essência, esta verdade doeu...mas dói também a cada vez que quero deixar esse "estado apaixonado" sair, e sinto um medo enorme... de Eu ser DEMAIS...e não consigo perder o controle, e continuo a limitar tudo, para que falsamente seja algo moderado.
Principalmente porque o deixar que flua presume a partilha com alguém, porque o fluxo é tanto que transborda...e quando digo isto, refiro-me tanto ao amor, como á dor.

No primeiro tenho medo do exagero, tenho medo de só dar, e alimentar o meu padrão de dificuldade em receber, sendo que o outro lado se acomoda a tanto dar.
No segundo, é como se tivesse a obrigação de o fechar, mesmo não conseguindo esconder de ninguém, mas evito ainda o assunto, porque é tanto, que aos olhos dos outros poderá parecer exagero, e como tal um peso difícil de aturar.
E são todos estes medos que continuam a fazer com que fuja das emoções, com que fuja do que sou, e principalmente de o demonstrar.
Com que tenha medo do que os outros tão a sentir por mim, principalmente as pessoas que gosto mais.

E tudo isto só confirma o que eu já tenho consciência à algum tempo, a mesma característica é ao mesmo tempo, algo que as pessoas mais gostam em nós, e ao mesmo tempo, o que menos gostam, a mesma característica é o que mais evitamos e ao mesmo tempo, o que não conseguimos viver sem, porque essa característica faz simplesmente parte da nossa essência.

E por causa disso, de um momento para o outro um peito cheio de amor, pode se encher do maior medo, e vice-versa, porque um não vive sem o outro, mas os dois não vivem ao mesmo tempo.
E símbolo do Yin e Yang, exemplifica isto tão bem. E é por isso, que eu digo...TUDO COMEÇA AQUI.

2 comentários:

EVELIZE SALGADO disse...

Querida, vim te trazer meu abraço, muita energia positiva e altas vibrações.

Que o amor seja uma bênção na tua vida, seja inteiro. Não o amor paixão, apenas, mas o verdadeiro, aquele para o qual nos entregamos feliz, sem medo, sem dor, sem precisar de defesas. Este amor existe e começa dentro de nós mesmas.

Então, neste ano te desejo muito amor dentro do teu coração, e que ele possa ser expandido até o infinito.

Mil beijos!!!!!!

Essencialma disse...

Evelize querida!!

Obrigada pelos votos, que seja grande e cheio de amor este seu 2012!!
Pensei que era este ano que ia aí, e nos cruzariamos...mas ainda não foi desta!!

Quem sabe, acontece entre este ano e o próximo!!!

Beijinho grande, e vou adorar quando acontecer!!!