Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

terça-feira, 22 de março de 2011

A cor dos Sonhos II

Finalmente acabei o livro A cor dos sonhos que já falei aqui...Gostei muito do livro, é um livro metafórico...o que eu adoro, e que nos transporta para um mundo de aparente fantasia, mas com grandes lições! 
Aqui ficam mais uns momentos que adorei...e principalmente que tocam lá, onde é suposto tocar!

"- Mas, fada, ás vezes a realidade é muito obstinada e por mais que te esforces e trabalhes, não consegues mudá-la - afirmei.
- É verdade que a realidade existe e que por vezes opõe uma pesada resistência a adaptar-se aos nossos desejos. Também é verdade que não podemos viver de costas para a realidade, pelo menos de uma forma responsável para nós e para os outros. Por isso, não nego que é preciso conhecer a realidade e aceitá-la. É preciso aceitar o que se tem a cada momentos. Porém não devemos resignar-nos.
Observa a realidade atentamente e aceita-a, mas não como dado adquirido, antes como algo em permanente transformação. Não renuncies a mudar o que não te agrada, o que constitua um obstáculo aos teus desejos e também tudo quanto te pareça negativo ou injusto.
...
Com os teus sonhos e com o teu coração deves tecer uma rede de afecto à tua volta e repará-la cada vez que sofra danos. Todos podemos ser assolados pelo desânimo, mas não chegaremos a bater no chão se tivermos essa rede. Porém, não deves tecê-la por medo de não teres quem te ampare quando caíres, mas pela coragem de reconhecer que és um ser humano como os outros. Entre seres humanos, a moeda de troca é o afecto. Partilha as tuas emoções, abre-te aos outros e deixa que os outros entrem em ti. Partilha a tua energia, dá-te aos outros e verás quanto recebes em troca. Ao fim e ao cabo, a energia não é de ninguém, é única e inesgotável. Como o amor.
...
- Por outro lado deves ter em conta que a afectividade que importa neste caso é o amor entre iguais. Já imagino que os teus pais te amam e que adoras a tua filha, mas neste caso trata-se de afectividade na horizontal. Ah! Outra coisa muito importante: não ponhas todo o teu afecto, nem o teu sonho numa única pessoa. Isso não é uma rede, é um fio fino que pode partir-se a qualquer momento e que partindo-se, te lançaria irremediavelmente no vazio."

A cor dos Sonhos - Josep López Romero

Sem comentários: