Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mais um conceito que caiu por terra...

Ultimamente tenho pensado muito, não me sai mesmo da cabeça, uma expressão que já ouvi faz algum tempo..."Dizer sim, à vida"!
Tenho pensado no seu verdadeiro significado, tendo como base o conceito que já tinha de aceitação, e que julgava de certa forma, que já o tinha adquirido para a minha vida...mas mais uma vez, como já aconteceu anteriormente, começei a perceber que afinal o que eu julgava ser aceitação, provavelmente não o era.
E para quem vai ler, talvez seja óbvio o que vou escrever, mas acreditem que é mais dificil de distinguir, do que parece, e como todos nós passamos por fases de evolução, acho que as primeiras crenças são apenas um patamar...afinal evoluimos da não aceitação, da total resistência.
.
Eu tenho mudado á medida que faço o caminho, e pensava que aceitação era o que tinha atingido, ou seja, estar tranquila face ao rumo dos acontecimentos, entregá-los ao céu, e que acontecesse o melhor para mim. No entanto começei a perceber, á medida que essa expressão se foi implantando na minha cabeça, que apesar de realmente entregar, continuava apegada ao facto de não acontecer, e do demorar tanto tempo para acontecer, fosse o que fosse...nem era uma questão de ser o que queria ou não...era algo acontecer, já que o tinha aceite.
.
E foi nascendo este novo conceito, de que apesar de isso estar correcto faltava mais...faltava olhar para o que já existe na minha vida, dizer-lhe sim, acenar e considerar, se calhar preciso de ti, e é por isso que fazes parte do momento actual, e aprender a usufruir disso que a vida está a oferecer, dessa oportunidade. Não é fácil, nem de todo acho que já o consigo fazer, mas houve sem dúvida uma mudança na consciência, que faz olhar para o dia-a-dia de outra maneira.
.
O dia inicia-se e faz pensar...se hoje é isto que tens para mim, o que será que devo fazer contigo, o que será que tenho de trabalhar, aprender, sentir, saborear....e esse pensamento dá-nos a certeza que esse dia é tal e qual assim porque ele é preciso, e ajuda-nos a não desperdiçar esta oportunidade que nos está a ser dada, só porque não fazia parte dos nossos planos, ou simplesmente porque desconhecemos o seu objetivo...porque no fundo só iremos perceber o significado desse dia, vivendo-o, sentido-o, da melhor forma que o conseguirmos fazer...mas com consciência e de coração aberto.
.
Passado o dia em que ganhamos mais este pedaço de consciência, chegamos á conclusão que esse dia, mesmo que parado e fora dos nossos planos, serviu para evoluir nem que seja um bocadinho, e assim revelou-se o seu verdadeiro significado.
.
Percebemos que só vivendo, aprenderemos a viver, e que essa aprendizagem começa a cada manhã...e que mais uma vez a chave é Sentir.
.
.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Percebemos que só vivendo, aprenderemos a viver, e que essa aprendizagem começa a cada manhã...e que mais uma vez a chave é Sentir."

É isso mesmo amiga. E às vezes é tão difícil vivênciar isso...

Beijinhos

Carlinha disse...

"Percebemos que só vivendo, aprenderemos a viver, e que essa aprendizagem começa a cada manhã...e que mais uma vez a chave é Sentir."

Vês como já estás lá?!

Vês como afinal de contas é mais fácil do que parece?!

Como já te disse noutra altura, procuramos sempre mais alguma coisa...sempre algo fora de nós...quando na verdade, tudo está cá dentro!

E o que no fim te parece difícil é essa consciência do presente que vives, a percepção desse momento eterno que é o "agora"...

Que indiscritível é o momento em que se dá aquele "flash" dentro de nós e percebemos finalmente que somos o que procuramos!

É uma jornada que cada um percebe à sua maneira...com mais ou menos caminhos a percorrer, com mais ou menos dúvidas, mas sempre com o mesmo sentimento...

Hoje posso dizer-te, com a certeza de uma vida, que mora em mim um sentimento inesplicável de gratidão por todos os momentos do meu dia! Até este em que te escrevo!

Posso dizer-te que é este sentimento que me leva a viver realmente no presente, a sentir-me aqui e agora, neste mágico momento que não se repete mais...

Em vez de pensares como o caminho é difícil, agradece antes o que já conseguiste até agora...

Vais ver como, de repente, e com um novo entusiasmo, começas a "dizer sim à vida"!

Beijo de LUZ!
;)

Carlinha disse...

Parece que eu, e ali a Joana decidimos começar da mesma maneira! ;);););)

Combinado não teria saído tão bem!
;)

Essencialma disse...

Joana,
É mesmo muito dificil vivenciar...é dificil saber aplicar essa consciència...o conhecimento até pode estar lá, mas por em pratica por vezes torna-se uma missão complicada.

Beijinhos

Essencialma disse...

Carlinha,
Ás vezes acho que és uma alma muito evoluida...pois sinceramente n sei se estou lá, ate mesmo se ando perto...

Essa tua tranquilidade, convicção, são mesmo uma benção...porque ajuda ter por perto pessoas assim. Sem dúvida que a minha maior gratidão, aquela que consigo sentir sempre, é pelo que já consegui alcançar...a paz que alcançei, o que já consegui mudar para meu próprio bem.
MAs confesso que são muitas as vezes em que o que ainda não consigo alcançar, seja mudanças, trabalhar sentimentos, ou mesmo coisas...se sobrepõe na minha mente...como agora, que escrevo por exemplo...

Já tens como adquirida, essa gratidão diária? eu não...

Quanto á frase...é normal terem pegado as duas nela...quando a escrevi...foi daqueles momentos em que parei e voltei a ler para obter o seu verdadeiro sentido...e senti que era capaz de chamar a atençáo...mas algumas coisas que acabam por ser escritas, acho que têm uma ajudinha lá de cima...pois para mim servem como algo importante que estou a ler de alguém...deves perceber o que tento explicar, provavelmente já te aconteceu...parece que é de nós para nós, e claro fica simultaneamente uma partilha.

beijo grande, adorei o teu comentário...talvez um dia lá chegue

Marise Catrine disse...

Essencialma,

Como eu me identifiquei com este teus post, como te compreendo...
Se só vivendo aprendemos a virver, então sem dúvida há que aceitar tudo o que nos é posto no caminho, incluindo momentos menos bons (como os que vivi recentemente). Será?

Beijocas grandes

Essencialma disse...

Marise,
Sem dúvida...acredito a 100% que sim, que temos de aceitar todos estes momentos...mas ás vezes é muito dificil, principalmente quando se prolonga...
Mas acho que quando percebemos o seu significado, o seu porquê, ajuda a encarar, não ajuda?

Há momentos complicados, em que temos de vivenciar determinadas emoções...mas a falta de controle sobre elas, sobre como vivenciar, ou se o estaremos a fazer de forma correcta, traz dúvidas...mas a partir do momento em que sentimos o seu verdadeiro significado, tudo se encaixa e ajuda a prosseguir.

Beijinhos de luz...

Blue disse...

olá!

Facil é obter o conhecimento mas por em pratica no nosso dia a dia de forma interiorizada é mais complicado do que parece.
Tenho me apercebido que a vida está sempre a testar-nos e se falhamos voltamos a repetir o teste. Quando passamos é maravilhoso. Quando falhamos é duro.

beijinhos

Essencialma disse...

Lili,
ora ai está uma coisa que também acho verdade...estamos muitas vezes a ser testados! Dificil é perceber quando o é...e também não é fácil perceber o resultado, pelo menos para mim.

Temos apenas de continuar o caminho, e depois é como o dizes...se voltarmos a repetir, provavelmente o primeirp não correu bem!

Beijinhos, obrigado pelo comentário.