Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Modéstia...

"Sabe-tudo era o apelido pelo qual todos os habitantes do bosque conheciam a tartaruga. Quem tivesse algum problema a resolver ou dúvida para esclarecer era só ir à casinha da Sabe-tudo, para ver seu caso resolvido. Para dizer a verdade, a tartaruga passava as suas horas livres consultando livros e enciclopédias. Interessava-se por todos os temas existentes e por existir. Que curiosidade insaciável tinha ela! - Desculpe-me, tartaruga, mas eu estava interessada em conhecer a ilha de Ceilão e... Diz timidamente a raposa. - ... E não consegue encontrar a resposta, não é verdade? Bem, não se preocupe que já lhe explico, querida amiga, responde a tartaruga, com sua tradicional amabilidade. Vejamos. A ilha de Ceilão está situada no Oceano Índico, ao sul da Península Indostânica ou da atual Índia. Esclarecida a dúvida? - Oh, obrigada, obrigada, Sabe... Quer dizer, amiga tartaruga! Responde embaraçada a raposa. A Sabe-tudo sorri compreensiva. É claro que conhece a alcunha que os seus vizinhos lhe puseram. Isso não a incomoda, pois adivinha o sentimento de admiração que se esconde por trás dela. Os anos passam e os conhecimentos da tartaruga tornam-se imensos, a tal ponto que ela começa a tornar-se exigente e crítica com os seus vizinhos. Com mania de perfeição, torna insuportável a vida dos outros. De uma amiga brilhante e admirada por todos converte-se em uma criatura amarga e insatisfeita que, além disso, recebe a hostilidade de quem a rodeia. A modéstia é uma virtude muito necessária, sobretudo para aqueles superdotados, que se destacam pelo seu próprio brilho. Sem a modéstia, o conhecimento é inútil, pois não será repartido com os outros que o têm em menor quantidade."
.
Retirado da Internet

3 comentários:

EVELIZE SALGADO disse...

Sábias palavras!!!Nem sempre é fácil desprezá-la.
.....
Mais um motivo para enchermos nosso coração com o mais puro amor...assim não sobra lugar para outros sentimentos menores.
Como é bom encontrar pessoas com quem partilhar esse amor.
Obrigada!!!!!

Rita Galante disse...

Quantas tartarugas "Sabe-tudo" haverá por aí? Imensas... onde o Ego impera, e opera, ao seu mais alto nível!

Beijinhos de Amor e Luz!

Maria Izabel Viegas disse...

Esopo contava suas fábulas e é bem possivel que a maioria dos que os ouviam não entendiam.
Assim como Jesus em suas Parábolas.Quem dera que nós pudéssemos só seguir algumas, já estaria de bom tamanho!
E aqui estamos nós, imersos num mundo de "tartarugas sabe -tudo" ! Há que se cuidar do ego!
Bela lembrança,amiga! Nunca esquecendo: o nosso cérebro- matéria é tão frágil; mas se nosso coração for grande, nossa Alma vibrará em Luz!
Obrigada, querida.
Muita Paz!