Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

domingo, 14 de março de 2010

A história do lápis...



"Um menino olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura perguntou:
- Estás a escrever uma história que aconteceu comigo? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou de escrever a carta, sorriu e comentou com o neto:
- Estou a escrever sobre ti, é verdade. No entanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostava que tu fosses como ele, quando cresceres.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas é igual a todos os lápis que vi na minha vida!
- Tudo depende do modo como tu olhas para as coisas. Há nele cinco qualidades que, se as conseguires manter, farão de ti uma pessoa sempre em paz com o mundo.
.
A primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas nunca te deves esquecer de que existe uma Mão que guia os teus passos. A esta mão nós chamamos Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direcção à Sua vontade.
.
A segunda qualidade: de vez em quando, é preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um bocado, mas deixa-o mais afiado. Portanto, aprende a suportar algumas dores, porque elas farão de ti uma pessoa melhor.
.
A terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que está errado. Percebe que corrigir uma coisa que fizemos não é necessáriamente mau, mas importante para nos manter no caminho da justiça.
.
A quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, presta sempre atenção aquilo que acontece dentro de ti.
.
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca. Da mesma maneira, compreende que tudo o que tu fizeres na vida vai deixar traços, por isso tenta ser consciente de todas as tuas acções."
.
(Ser Como o Rio Que Flui - PAULO COELHO)

6 comentários:

Joana disse...

E tal como o lápis, temos um fim anúnciado para esta vida. :P

Beijocas

Bubbles disse...

Sabes, concordo bastante com todos os pontos, excepto o primeiro. Por um lado faz parecer que aquilo que conseguimos nunca e totalmente nossa vitoria. Por outro lado, pode levar a desculpar-nos por não tentarmos o suficiente, ou não termos coragem de tentar - se a mão que me guia não quer que algo aconteça, por mais que me esforce não acontecera.

Mas isso pode ser a minha visão deísta das coisas.

Semente de Estrela disse...

Essência....
Aquilo que está dentro de nós. Aquilo que se manifesta apenas na simplicidade.
Aquilo que é impulsionado por Deus.

A busca por aperfeiçoamento acontece quando dspertamos para a nossa essência. Quando passamos a olhar a essência do outro.

Agradeço a oportunidade de mais uma vez despertar a essência de Estrela que existe dentro de mim.

Essencialma disse...

Joana, :)

Bubbles,
É uma questão de perspectiva...porque realmente existem coisas que por mais que tentemos não nos chega, porque não é para nós!
Quanto aos sucessos, a mão que nos guia é connosco uma unidade, então qd atingimos algo é mérito nosso mas com a benção do que nos guia, mas o mérito é sempre nosso..pk? porque o livre arbitrio assuguranos que se chegámos lá, foi por consciência, e por escolha nossa, e isso tem que nos deixar com o maior orgulho de nós próprios
próprios!

Semente de Estrela,
Bem vinda...e como iniciaste bem...adorei a descrição da essência, e obrigado por vir fazer da tua vida uma partilha com a minha!

Beijinhos a todas

Maria Izabel Viégas disse...

Essência amada,
como numa simples símbolo- um lápis, pode o autor encontrar tantas nuances do nosso ser!Amei o texto!
Somos talvez guiados por uma força maior, não externa, a centelha divina que mora em nós , que nos remete ao Cosmos, somos guiados para sermos o Ser Total, a Alma Consciente...mas devemos cuidar de muitos, pequenos e grandes detalhes. aí está diferença e o grande desafio: Crescer e Viver!
Querida, obrigada pela tua presença amiga, pelos ricos comentários que deixaste no meu Memórias.
Realmente, mesmo longe o coração nos une pois temos almas afins!
Está acontecendo no planeta a Re-União de almas para fortalecê-lo!
Beijos n'alma!

cat!a disse...

"presta sempre atençao aquilo que esta dentro de ti"

:)