Pensamento do Dia...

"É legítimo querer que nos amem por quem somos … mas é nossa a responsabilidade de sermos quem somos…fielmente."

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

História do Amor...

Conta uma antiga lenda que um certo sentimento vagava pelo mundo mesmo antes dele ser criado, esse sentimento era o AMOR.
No entanto, coberto de serenidade e desprendimento o AMOR sentia-se só, por isso procurava por uma companheira para seguir com ele pela vida a fora, afinal, ele sabia que Deus, já estava cheio de planos para criar o mundo e ele não queria estar nessa jornada sozinho.
.
Um dia, o AMOR cansado de buscar por sua companheira, recostou-se e adormeceu. Teve sonhos com possíveis parceiras maravilhosas.... a compreensão, a amizade, a felicidade, a abnegação, a vitória, a sedução, a confiança e a emoção, até que acordou e deparou-se com Deus ao seu lado, que lhe disse: AMOR, estou só dependendo de você para a inauguração do mundo, já foi tudo planejado e organizado, já está tudo em seus devidos lugares.
Criei mares, uma imensidão de águas, muitos vão temê-lo, mais será indispensável à vida.
Criei o céu, com estrelas, com lua, com sol, ele será além de outras coisas, uma fonte de inspiração para os apaixonados.
Criei animais, seres irracionais, mas que muitas vezes se farão grandes amigos.
Criei flores, de todas as cores, tamanhos e perfumes e elas também serão grandes companheiras dos amantes.
.
Criei finalmente o ser humano, ele terá defeitos, muitos, ele terá problemas, ele sofrerá, mas coloquei nele algo muito importante, o coração. O coração será um orgão vital, dele dependerá as duas vidas que darei ao ser humano. A física e a emocional.
Criei diversos sentimentos, uns não serão tão bons, mas criei defesas para que o ser humano elimine-os, basta que ele queira. Outros, serão sentimentos puros, a amizade por exemplo será um deles, quem conquistar amigos, será pelo menos, metade feliz. Um amigo será algo que deverá ser valorizado dia a dia , minuto a minuto. Agora dependo somente de você!
.
Vamos combinar o seguinte, a noite está chegando, você terá esse período para encontrar sua companheira. No primeiro raio de luz, estarei aqui para conhecê-la e caso você não a encontre, infelizmente não poderá fazer parte do mundo que criei.O AMOR, sentiu-se coagido a resolver seu problema, percebeu que teria que arrumar logo sua parceira, pois disso estava dependendo o início do mundo ou o seu fim.
Vagou a noite toda, triste, sozinho ... o dia foi amanhecendo, a ansiedade do encontro com Deus cada vez maior e a possibilidade dele não fazer parte do mundo, deixando-o amargurado. Pensou, não poderei escolher muito, terá que ser a primeira que aparecer.
.
Eis que de repente surgiu ela, triste, sofredora e infeliz. Ele aproximou-se e perguntou: Qual o seu nome?
- Eu me chamo DECEPÇÃO.
Pois bem, disse ele, preciso de companhia para a inauguração do mundo, deverá ser alguém que me seguirá pela vida toda, por todos os séculos, por quaisquer caminhos que eu seguir e seremos inseparáveis. Você aceita ser o meu par?
Ela não pensou duas vezes, muito sozinha que estava, segurou nas mãos do AMOR e prometeu-lhe que seria sua parceira eterna. ...e raiou a primeira luz do dia.... e logo Deus chegou, e qual não foi sua surpresa quando deparou-se com o AMOR junto daquele outro sentimento que ele havia criado.
AMOR......será ela então? ...mas por quê você foi escolher logo ela? ... é que não tive tempo Senhor, portanto não tive opção, combinamos que seguiremos juntos nessa jornada e prometi a mim mesmo que tentarei de todas as formas sempre me sobrepôr a ela. ....e finalmente criou-se o mundo......e desde então o AMOR segue junto com a DECEPÇÃO, aonde quer que ele vá, DECEPÇÃO o acompanha.
Algumas vezes ele a deixa em casa e foge, mas ela , esperta que é, corre em busca dele e o encontra. DECEPÇÃO continua sendo infeliz, como naquele dia que o AMOR a encontrou....e o AMOR por sua vez, não desiste de lutar pela felicidade.
Às vezes eles tem brigas horríveis e se afastam e os seres humanos de mais sorte são justamente aqueles que encontram com o AMOR quando eles estão nesse período de afastamento. Outras vezes, caminham tão juntinhos que quem esbarra com eles, imediatamente fica íntimo dos dois.
.
Através dos séculos só existe uma coisa que o AMOR sempre faz questão de frisar para todos que não conhecem a história da criação do mundo. Só ando de mãos dadas com a DECEPÇÃO........porque não tive tempo de escolher outra companheira, mas entre eu não fazer parte desse mundo ou fazer junto dela, achei mais sensato seguir com ela.

Dialogo...

"Havia dois grandes e belos potes que, num canto do quintal, falavam entre si:
- Ah que tédio! Viver aqui, exposto a tudo: sol, vento, chuva, calor... Por mais que eu me proteja, como sobreviverei? Aqui estou, perfeitamente tapado, lacrado para proteger-me e ainda assim sinto-me ameaçado, vazio. Não vejo graça em estar aqui.Tranquilamente, com amor e humildade retruca o outro pote:
- Veja, me encontro aqui, aberto, nada me protege a boca, ou melhor, o meu interior. Cai a chuva, eu a recebo. Vem o vento, eu o sinto bem dentro de mim. Vem o sol e me leva as gotinhas que retornam para o céu. Vem o novo e eu me torno o sujeito com e ao lado dos outros. E nem por isso me sinto ameaçado...
.
- Ora, grandes vantagens! Seu interior não guarda mais a cor original como o meu, sua cor é cada vez mais diferente. Você não é mais o mesmo!
- Sim! E isso me alegra! O meu interior se transforma a cada dia à medida que novas coisas me penetram. Posso sentir cada criatura que me visita e cada uma delas deixa algo de si para mim, assim como deixo para elas, pouco a pouco, minha cor.
.
- É, mas você não tem mais paz. A todo instante você é solicitado. Carregam você todo dia para levar água, ao passo que eu permaneço em meu lugar. Ninguém me incomoda quando se aproxima, já sei que é você que eles querem.
- Sim, se solicitam é porque tenho algo a dar e o que dôo não é diferente do que você pode dar. Deixo-me encher pela água que cai da chuva, tanto sobre mim quanto sobre você. Encho-me até transbordar. Outros seres precisam desta água e eu os sirvo. Me esvazio e me deixo encher de novo. Assim minha vida é um constante dar e receber. Enquanto isso, me desinstalo, saio do meu pequeno mundo e vou ao encontro de outros mundos. Já conheci potes diversos, animais, pessoas, tantas coisas e seres! E cada um me fez perceber ainda mais o pote que sou.
.
- Não sei... se continuar assim, brevemente serás um pote quebrado, gasto e, então, do que adiantará tudo isso?
- Creio que se me desgasto a cada dia é para ser possível a vida a outros seres. Vejo que o mais importante não é ser um pote intacto, tal como fui feito, mas um pote de valor como estou me tornando.... Se vou durar pouco tempo, se o pouco que viver tiver sentido, se me trouxer alegrias e me fizer sentir cada vez mais o que é um pote, isso me basta...Já era tarde, o sol havia se escondido quando os dois se cansaram de falar. O pote aberto, sentindo-se cansado, logo adormeceu, o que não foi possível para o outro pote, que não conseguia dormir, pois algumas palavras ditas pelo companheiro lhe vinham à mente e não deixavam em paz:
.
- Participar; despojar-se; transformar o interior; paz; esvaziar-se; deixar algo de si; ser pote; deixar encher; pequeno mundo; desinstalar-se; trabalhar em equipe; escutar mais do que falar; amar; encorajar; avaliar; construir coletivamente; semear; ser feliz.
Na manha seguinte, um pote acordava, o outro dormia, porque fora o grande o seu esforço durante a noite para retirar a tampa que o acompanhava há tanto tempo...
.
"Não sei se a vida é curta ou longa demais, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas..."
.
Maria de Lourdes Lima da Fonseca

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Criança Interior...

Muito é o trabalho que temos de fazer, no que diz respeito á nossa criança interior. São muitos momentos a ser recuperados, mas é um caminho dificil de fazer, principalmente quando acontecem situações que enfatizam muitos desses momentos...esta altura é necessária para a busca da minha criança...mas será que algum dia a vou conseguir trazer de volta, sã e salva...não sei!
.
"A criança interior representa a totalidade da psique. Muitas vezes esquecemo-nos de permitir que a maravilha e a beleza da vida penetrem em nossos corações. No entanto, precisamos nos sentir mais leves e soltar as partes mais rígidas do nosso ser, para nos conectarmos com nossos reais sentimentos, ou seja, com nossa criança interior. 80 a 95% das pessoas não receberam atenção adequada quando criança e o resgate da criança é tarefa da maioria de nós, sendo também o elemento mais importante do trabalho terapêutico, pois oferece a esperança que todos nós ansiamos. Ouvir essa criança é essencial ao processo de tornar-se único. A necessidade de encontrar a criança interior faz parte da jornada de todo ser humano que se encaminha na direção do autoconhecimento e de sua totalidade. Poucos de nós tivemos uma infância com compreensão total, com isso, muitos têm uma criança interna traumatizada e ferida. Mas você pode curá-la e salvá-la. A cura e o resgate da criança interior é a tarefa de cada um de nós. Enquanto a criança interior não for realmente vivida, enquanto não se tornar uma realidade para a pessoa, será uma criança abandonada. Os danos à alma ocorridos durante a infância produzem no adulto uma criança interior que anseia por compreensão, amor e respeito."
.
Retirado da Internet

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O silêncio...

Este é um tempo de silêncio, talvez por isso não têm havido tanta partilha por aqui...é uma necessidade de estar connosco próprios, de procurar respostas no interior, de encontrar a nossa energia escondida...a original...como dizem lá em cima, a necessidade de estar no nosso próprio templo!
.
"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela."

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O vibrar do coração...

.
.
.
Esta é uma verdade que deveria estar em mente a cada dia da nossa vida, talvez assim fossemos mais felizes...talvez fosse mais fácil encontrar o caminho que é para nós!
.
"Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortavel, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."
.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Caminho Certo...

"Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia..."
.
Retirado de Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei de Paulo Coelho

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Essência...Será?

Tenho andado um pouco mais fugida aqui do blog, mas não deixo de ir pensando em todos vós, na partilha...
.
São muitas as alturas em que o desafio do momento é deixar a vida se apresentar, se mostrar...é entregar os acontecimentos e esperar. Por vezes alguns sinais vão-nos sendo dados, uns que parecem encaixar, outros que nem tanto, e começamos a construir modos de tentarmos perceber a imagem final.
Entretanto já nos esquecemos, que a ideia é entregar e aprender a esperar, a imagem vai revelar-se mas apenas quando chegar o momento certo.
Não é fácil dar todos os dias, este passo rumo ao desconhecido...não é fácil sentir esse desconforto, essa impotência...No entanto o pedido era unica e exclusivamente para SER...mas no meio dos medos, da ansiedade vamos por vezes nos perdendo...até que voltamos a encontrarmo-nos, pois a chave está na palavra essência!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Expectativas...

"Pare de procurar preencher as expectativas dos outros, e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros – lembre-se disso profundamente. Somente então você será capaz de ser realmente sincero para com seu ser interior. " - Osho

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Aceitar a vida e Ser...

Sorria, mas não se esconda atrás deste sorriso.
Mostre aquilo que você é, sem medo.
Existem pessoas que sonham.
Viva. Tente.
Felicidade é o resultado dessa tentativa.
Ame acima de tudo.
Ame a tudo e a todos.
Deles depende a felicidade completa.
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faça dos defeitos uma distância, e sim uma aproximação.
Aceite. A vida, as pessoas...
Faça delas a sua razão de viver. Entenda os que pensam diferentemente de você.
Não os reprove.
Olhe à sua volta, quantos amigos.
Você já tornou alguém feliz? Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?
Não corra. Para que tanta pressa?
Corra apenas para dentro de você.
Sonhe, mas não transforme esse sonho em fuga.
Acredite! Espere!
Sempre deve haver uma esperança.
Sempre brilhará uma estrela.
Chore! Lute!
Faça aquilo que você gosta.
Sinta o que há dentro de você.
Ouse.
Escute o que as pessoas têm a lhe dizer.
É importante.
Faça dos obstáculos degraus para aquilo que você acha supremo.
Mas não esqueça daqueles que não conseguiram subir a escada da vida.
Descubra aquilo de bom dentro de você.
Procure acima de tudo ser gente.
Eu também vou tentar.
Ei, você! Não vá embora.
Eu preciso lhe dizer que você pode e deve ser feliz.
Porque você existe!
.
Charles Chaplin

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Espectaculo que é a vida....

"Deus eu não sei quem tu és. Também não sei quem sou. Mas obrigado pela vida e por todas as alegrias e sofrimentos que a transformaram num espectaculo único."
Augusto Cury in A Saga de um Pensador
.
Esta fui uma das minhas leituras das férias. Um livro lindo, que todos deveriam ler...que deixa muitas ideias a pairar, sobre as quais deve mesmo haver uma reflexão. Fiquei fã do autor, e fica para os meus livros preferidos de todos os tempos.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Tempo dos mimos...

Fui de férias e tantos foram os mimos que me deixaram, muitas palavras lindas e alguns selinhos...está é hora de os partilhar também!
Três grandes amigas, a Shin, a Joana e Izabel ( do Grimoire, a janela da Joana e Viajantes da Linha do Tempo, respectivamente) atribuiram-me este selo de "A dona deste blog é um show"! Obrigado meninas...que grande elogio este, porque não é dirigido ao blog em si, mas realmente a mim...que bom ver que pensam isso...é mesmo uma prenda para mim!
.

As regras do selo são (1) Indicar 5 blogs a quem os repassamos...

Marise - Momentos Recortados

A minha linda borboletinha companheira...que é uma bonita alma, com quem tenho o prazer de partilhar muitas coisas

Carlinha - Alma Iluminda

Uma verdadeira alma iluminada, que o universo fez com que entrasse na minha vida, mesmo que cibernáutica...e com quem adoro partilhar coisas

Evelize - A melhor Alternativa

Das minhas primeiras amigas, aqui por estas andanças...outra linda alma que encontrei mesmo estando do outro lado do oceano

Hod - O olhar do Carpe Diem para o seculo XXI

Um amigo, que tem sempre lindas palavras para me deixar aqui no blog

O quinto nomeado, são os donos de todos os blogs que eu comento e com quem faço uma linda partilha!

.

(2) Responder a estas perguntas: Vou responder porque acho que é um bom meio, de nos conhecermos melhor!

1. Você é casada? Não

2. Tem quantos filhos? Ainda não tenho nenhum, mas espero vir a ter, um dia...

3. Fuma? Não, nem nunca experimentei...por ter bronquite acho que me dava uma coisinha...

4. Bebe? De vez em quando, mas é raro, mais em alturas sociais e festivas...

5. Tem compulsão por algum tipo de comida? Adoro comer...é mesmo um prazer...agora que estou a mudar de hábitos alimentares...deixei por agora a carne, e estou a tentar equilibrar o resto da alimentação, continuo a adorar comer...descobri que se pode adorar comer mesmo que isso signifique muitos vegetais...ah e detesto as sojas, tofus e afins... Com alguma vontade, podemos dar bem a volta e ter comida deliciosa!

6. Frio ou calor? Calor, claro! Sol, praia, mar...

7. Doce ou salgado? Os dois...mas se tiver de optar...salgado!

8. Qual sua profissão? Actualmente nenhuma...mas licenciada em Ergonomia (antigo emprego em higiene e segurança no trabalho). Actualmente à procura de emprego na área das massagens, após ter iniciado o curso de Medicina Tradicional Chinesa! Adorava também trabalhar na área da terapia espiritual, tenho feito alguns cursitos...

Portanto a profissão actual é Procurar...

9. Último filme que você viu? O Chupeta, ontem na televisão...

10. Qual o dia mais feliz da sua vida? Ai está uma pergunta bem dificil e de elevada reflexão...talvez no inicio do namoro que entretanto acabou...e não me lembro bem, mas segundo consta no dia em que a minha mana nasceu, parece que foi uma euforia....

.

Este lindo selo que me fui atribuido pela Evelize, foi mais um lindo mimo...já viram, um show e atenciosa...só me pode deixar mais que satisfeita, por estes elogios, e por ter estas lindas amizades. O selo é repassado aos mesmos que o selo anterior.

Recebi ainda este outro selo, da Joana, que repasso a todos aqueles que o quiserem levar, e que tem já um MasterBlog.

Obrigado lindas almas que preenchem a minha vida...pelo mimos, pelo amor, simplesmente pela vossa existência!

De volta...

"A confusão é o primeiro passo no caminho para o verdadeiro bem estar" - Yongey Mingyur Rinpoche em Alegria de Viver
.
Pois é...estou de volta! O meu regresso está a ser a pouco e pouco...as férias como já era esperado foram bem atribuladas...e o meu espirito continua numa roda vida...sinceramente não percebo nada do que se está a passar energeticamente, dos pensamentos que vêm e vão...do sentimento que permanece no peito, mas que por mais que tente não consigo identificar...não sei se é trabalho, intuição, verdade...ou todas estas coisas misturadas....
Acho que me sinto mais ás escuras do que em todo o tempo até agora...bem a flutuar por esta minha vida... Acho que estou em mudança de habitos, mas também esta mudança é também energética, anda numa lufa-lufa interna...que parece indiciar que algo vai acontecer, mudar...mas estou tão longe do que pode ser que me tento centrar apenas no " as possibilidades são infinitas"....
Mas face a tal sentimento, tenho outros dois subjacentes...o que de algo de bom vem por ai, mas ao mesmo tempo um medo terrivel, uma falta de confiança, de que não será nada disso e se algum dia será!
Face a toda está dinâmica só me resta mesmo a minha escolha, de que este é o caminho certo e a fé de que todos merecemos a abundância, e que ao entregar tudo lá em cima, a minha tareda é só SER!
.
Já tenho saudades vossas....